Com 5 anos, como você costumava ocupar suas tardes?
Bricando com os amiguinhos?
Na escola as meninas bricavam de elástico ou amarelhinha e os meninos jogavam futebol.
É claro que as crianças de hoje já não têm o mesmo comportamento da criançada da época dos nossos pais e avós.
Isso é uma mudança normal.O que peocupa psiocólogos, pedagogos e nós profissionais da Educação,
no entanto, é como os pequenos estão,
de forma tao precose assumindo responsabilidades e problemas.
Hoje no século XXI, é mais provável que uma criança de grandes cidades conheça mais um blog ou fotolog
do que uma vaca de verdade.
Que adulto nunca levou uma "lavada", viu uma criança explicar o quanto é simples acessar a Internet
ou tirar uma foto em uma dessas máquinas digitais.
Mais uma vez, o que questiona os profissionais especializados é que,
enquanto a criançada anda super "antenada" com isso,
parece que elas têm cada vez menos intimidade para realizar o que é imprescindível: brincar.
Na primeira infância - faixa que compreende os seis primeiros anos -,
a brincadeira é decisiva para os baixinhos desenvolverem seu raciocínio e criatividade,
seu desenvolvimento psicomotor, além de sua capacidade de conviver em grupo e respeitar o próximo.
Bricando com os amiguinhos?
Na escola as meninas bricavam de elástico ou amarelhinha e os meninos jogavam futebol.
É claro que as crianças de hoje já não têm o mesmo comportamento da criançada da época dos nossos pais e avós.
Isso é uma mudança normal.O que peocupa psiocólogos, pedagogos e nós profissionais da Educação,
no entanto, é como os pequenos estão,
de forma tao precose assumindo responsabilidades e problemas.
Hoje no século XXI, é mais provável que uma criança de grandes cidades conheça mais um blog ou fotolog
do que uma vaca de verdade.
Que adulto nunca levou uma "lavada", viu uma criança explicar o quanto é simples acessar a Internet
ou tirar uma foto em uma dessas máquinas digitais.
Mais uma vez, o que questiona os profissionais especializados é que,
enquanto a criançada anda super "antenada" com isso,
parece que elas têm cada vez menos intimidade para realizar o que é imprescindível: brincar.
Na primeira infância - faixa que compreende os seis primeiros anos -,
a brincadeira é decisiva para os baixinhos desenvolverem seu raciocínio e criatividade,
seu desenvolvimento psicomotor, além de sua capacidade de conviver em grupo e respeitar o próximo.
Referências:
www.novaescola.org.br
By Josiele Motta e Vanessa Sanz
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