terça-feira, 30 de setembro de 2008
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Funções da avaliação.
Entendemos por funções da avaliação, estratégias que dão vida ao processo avaliativo, de forma a identificá-la como componente integrante da prática pedagógica. Sem elas a avaliação permaneceria no plano teórico como categoria pedagógica, necessitando de direcionamento para as ações prática.
Segundo Lino de Macedo, são seis as funções da avaliação escolar,sendo elas:
- Selecionar;
- Diagnosticar;
- Antecipar;
- Orientar;
- Certificar; e
- Regular.
SELECIONAR - É uma avaliação seletica, um desempenho conceitual e social.
DIAGNOSTICAR - É o resultado de uma causa provável.
ANTECIPAR - Formula coordenadas, orienta, regulariza.
ORIENTAR - Direciona, há uma intervenção ativa, o professor é um mediador, que trabalha com a intenção de obter bons resultados.
CERTIFICAR - Concluir, receber um certificado a partir de uma avaliação externa.
REGULAR - Corrigir, rever metas.
Sendo assim, sabemos que a avaliação tem de adequar-se à natureza da aprendizagem, levando em conta não só os resultados das tarefas realizadas, o produto, mas também o que ocorreu no caminho, o processo.
By Josiele Motta e Vanessa Sanz
A Política da Educação no contexto da Escola Infantil.
As significativas transformações, do ponto de vista legal, social e educacional, determinando novas diretrizes e parâmetros de atuação, suscitaram a necessidade de um reordenamento na estrutura funcional e organizacional dessas instituições, mas, principalmente naquelas voltadas para o atendimento de crianças vulnerabilizadas pela situação de pobreza, pois a sua abrangência, além da esfera da Assistência Social, alcançou a da Educação, tendo esta um papel primordial.
A inserção da Educação Infantil ao sistema regular de ensino definiu as instituições que atuam com essa faixa etária, como instituições educativas, sejam elas públicas, particulares com fins lucrativos ou particulares sem fins lucrativos. São responsáveis, junto com as famílias, pela promoção do desenvolvimento das crianças, ampliando suas experiências e conhecimentos, além de garantir-lhes a higiene e a saúde .
As creches e pré-escolas que sempre atuaram no âmbito da Assistência Social , ao assumirem prioritariamente o caráter educativo, continuam mantendo suas especificidades, mediante as características sociais e econômicas da população por elas atendidas e aos bairros onde estão localizadas. Porém, esse fato não as alija das diretrizes, objetivos e metas que emergem dessa nova visão, tendo em vista uma política de Educação Infantil que abrange a todas as crianças, independentemente de classe social. (http://www.ssrevista.uel.br/c_v6n2_selma.htm)