Entendemos por funções da avaliação, estratégias que dão vida ao processo avaliativo, de forma a identificá-la como componente integrante da prática pedagógica. Sem elas a avaliação permaneceria no plano teórico como categoria pedagógica, necessitando de direcionamento para as ações prática.
Segundo Lino de Macedo, são seis as funções da avaliação escolar,sendo elas:
- Selecionar;
- Diagnosticar;
- Antecipar;
- Orientar;
- Certificar; e
- Regular.
SELECIONAR - É uma avaliação seletica, um desempenho conceitual e social.
DIAGNOSTICAR - É o resultado de uma causa provável.
ANTECIPAR - Formula coordenadas, orienta, regulariza.
ORIENTAR - Direciona, há uma intervenção ativa, o professor é um mediador, que trabalha com a intenção de obter bons resultados.
CERTIFICAR - Concluir, receber um certificado a partir de uma avaliação externa.
REGULAR - Corrigir, rever metas.
Sendo assim, sabemos que a avaliação tem de adequar-se à natureza da aprendizagem, levando em conta não só os resultados das tarefas realizadas, o produto, mas também o que ocorreu no caminho, o processo.
By Josiele Motta e Vanessa Sanz
4 comentários:
Olá meninas! Sem dúvida se torna fundamental para nós que estamos iniciando a vida docente estar discutindo questões tão fundamentais para a prática educativa. Ao discutir sobre avaliação estamos construindo bases teoricas para nossa em sala de aula. Parabens pela abordagem!
Beijos
Natalia Sobrinho e Nathália BArros
Olá meninas! Sem dúvida se torna fundamental para nós que estamos iniciando a vida docente estar discutindo questões tão fundamentais para a prática educativa. Ao discutir sobre avaliação estamos construindo bases teoricas para nossa prática em sala de aula. Parabens pela abordagem!
Beijos
Natalia Sobrinho e Nathália BArros
Meninas, parabéns pelo desenvolvimento de seu texto esclarecendo para todos o verdadeiro sentido da avaliação!!!!
Thuanne
Oii! :)
Realmente a avaliação deve ser um processo contínuo e formativo. Devendo ser aplicado de forma correta, pois muitos docentes a utilização de forma inadequada e o que era para ser para avaliar o que o aluno está assimlando, está sendo um objeto de rotulação.Aquele aluno que aprende o conteúdo e obteve sucesso nas atividades é considerado um aluno excelente enquanto o que não o obteve é considerado " burro".Nós sabemos que nem sempre é isso o que acontece! Parabésn pela abordagem!!!! Bjus..... HELLEN E CHRIS :)
Postar um comentário