terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Política da Educação no contexto da Escola Infantil.


A compreensão das mudanças ocorridas no atendimento social e educacional, em instituições prestadoras de serviço a crianças de zero a seis anos de idade, é tema atual e desafiador para a instauração de um trabalho de qualidade social junto às crianças e famílias usuárias de creches e pré-escolas.
As significativas transformações, do ponto de vista legal, social e educacional, determinando novas diretrizes e parâmetros de atuação, suscitaram a necessidade de um reordenamento na estrutura funcional e organizacional dessas instituições, mas, principalmente naquelas voltadas para o atendimento de crianças vulnerabilizadas pela situação de pobreza, pois a sua abrangência, além da esfera da Assistência Social, alcançou a da Educação, tendo esta um papel primordial.
A inserção da Educação Infantil ao sistema regular de ensino definiu as instituições que atuam com essa faixa etária, como instituições educativas, sejam elas públicas, particulares com fins lucrativos ou particulares sem fins lucrativos. São responsáveis, junto com as famílias, pela promoção do desenvolvimento das crianças, ampliando suas experiências e conhecimentos, além de garantir-lhes a higiene e a saúde .
As creches e pré-escolas que sempre atuaram no âmbito da Assistência Social , ao assumirem prioritariamente o caráter educativo, continuam mantendo suas especificidades, mediante as características sociais e econômicas da população por elas atendidas e aos bairros onde estão localizadas. Porém, esse fato não as alija das diretrizes, objetivos e metas que emergem dessa nova visão, tendo em vista uma política de Educação Infantil que abrange a todas as crianças, independentemente de classe social. (
http://www.ssrevista.uel.br/c_v6n2_selma.htm)


Sendo assim, percebemos a cada dia o quanto as Escolas Infantis precisam de um maior apoio e assistência, pois as crianças são o futuro do nosso planeta.


By Josiele Motta e Vanessa Sanz

2 comentários:

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

É isso ai meninas para se obter uma educação de qualidade é importante a interação professor-pais-escolas!
Beijos e continuem postando...

Giulia e Romélia disse...

Este tema proporcionado pela professora Liliana Azevedo Nogueira
foi de suma importância para o complemento de nonssa formação. A avaliação é um método que é visto pelos alunos como um "bicho de sete cabeças", mas essa imagem ela é atribuída através do modo em que ela é apresentada ao aluno.Isso ai meninas ótimo trabalho continuem assim!
beijos
by: Giulia e Romélia