sexta-feira, 18 de julho de 2008

As semelhanças nos caracterizam, as diferenças nos aproximam!


" Todos somos iguais e na realidade, as diferentes raças humanas se tornam algo superficial, já que todos nós viemos do mesmo lugar e possuímos um laço familiar com uma mesma mulher. A razão pela qual nos vemos diferentes uns aos outros deve-se a diferenças ambientais e a mudanças de nossa pele e cultura no decorrer dos anos... contudo, somos todos iguais!" (mother of us all.) -

Você já parou para pensar em como é a forma que você se relaciona com as ressoas ao seu redor? O que você espera delas? O que essas pessoas esperam de você? O que você espera de si mesmo?Muitas vezes esperamos tanto dos outros que frequentemente nos sentimos frustrados por eles. Isso ocorre porque nos relacionamos com as pessoas partindo de nossas próprias referências pessoais. Então, por exemplo, se penso que ser pontual é fundamental para mim, automaticamente espero isso do outro. Só que nem sempre isso acontece, o que me revolta e afeta minha relação com as pessoas que se atrasam e me fazem esperar. Mas, será que o outro é obrigado a atender às minhas expectativas? Quem me garante que isto ocorrerá sempre? A base para começarmos a lidar com outras pessoas de forma eficaz é nos conscientizarmos que:AS OUTRAS PESSOAS SÃO DIFERENTES DE MIM.
Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada. Você já parou para pensar que ninguém pode sentir o que você sente, da forma como você sente ? A sua alegria é só sua, a sua dor e tristezas são só suas. A forma como você enfrenta uma perda, por exemplo, é diferente da forma de outra pessoa. Porque você é um ser singular neste mundo, nem os gêmeos pensam e sentem de forma igual. Muitas de nossas dificuldades nas relações estão justamente porque esperamos que o outro aja conforme nós agimos. Quando encontramos alguém parecido conosco, que alegria! Esse encontro nos traz satisfação e reconhecimento. É ótimo nos relacionarmos com uma pessoa que pensa de forma semelhante à nossa. Mas, quando o contrário acontece, que desastre! Entramos em conflito. Como vamos "corrigir" esta outra pessoa? Como vamos conviver com ela?
Se realmente você entende que o outro é diferente de você, esse conflito será tratado nas suas devidas proporções. Então, as atitudes dos outros não terão o peso de serem da forma como você espera. Por exemplo, se uma pessoa esqueceu seu aniversário e ela continua sendo sua amiga. não é porque ela não gosta suficientemente de você, pois você não esqueceria o aniversario dela, pode ser que comemorar um aniversario não seja tão importante para ela, como é para você (por mais incrível que isso possa parecer).Antes de compreendermos e aceitarmos a diferença do outro, devemos compreender e aceitar a nossa própria diferença. Devemos também não nos culpar por não sermos como o outro quer que sejamos. Devemos reconhecer que podemos errar, que somos limitados e que não atenderemos sempre ás expectativas dos outros. Assim, começamos a perceber que não é difícil conviver com o diferente, mas e difícil pararmos de agir com o outro como se esse outro fosse nossa extensão ou como se fosse nós mesmos.


by Josiele Motta e Vanessa Sanz

Luz que ilumina o caminho e me ajuda a seguir...


No mês de Maio,nós alunos do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, comemoramos a grande festa de Nossa Senhora Auxiliadora.No Censa o més de maio é o més da mãe auxiliadora que nos orienta, auxilia. Para os alunos formandos é uma despedida, é um tempo de reflexão da vida.É uma festa linda,de muita emoção, um espetáculo de fé! Há uma grande tradição e todo ano é comemorado no dia 24 de maio ou próximo a este dia. A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, tem seu começo em datas muito remotas, nascida no coração de pessoas piedosas que espalharam ao seu redor a devoção mariana. Assim a Mãe de Deus foi sempre conhecida como condutora da felicidade de todo ser humano. E Maria, sempre esteve junto ao povo, sobretudo do povo simples que não sofre as complicações que contornam e desfazem, muitas vezes, a vida humana, mas que é levado pelas emoções e certezas apontadas pela simplicidade do coração.
By Josiele Motta e Vanessa Sanz

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Dengue, Tô fora!!!!!


Os professores da Escola Infantil desenvolveram com os alunos um Projeto, trabalhando assim, um tema que por sua vez foi muito emergente no estado do Rio de Janeiro: a transmissão da Dengue. Os alunos aprofundaram-se em pesquisas, registros, entrevistas, visitas, palestras, etc. Toda a Escola Infantil do CENSA lutou contra o Aedes Aegypti. Os alunos participaram de uma palestra com a Equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses); nesta palestra tivemos a oportunidade de observar como crianças tão pequenas já têm consciência de como se prevenirem no combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. A escola, deste modo, funciona como um centro de construção do conhecimento a partir de problemas cotidianos e desafiadores. Apesar do problema ter diminuido, isso não significa que devemos parar de nos prevenirmos.O importante é termos consciência de que o problema só será amenizado se cada um de nós fizer sua parte.
By Josiele Motta e Vanessa Sanz

Expectativas para o 3° ano!


Queremos relatar um pouco da nossa expectiva com relação ao 3° ano!
Bom já assusta em saber que é o nosso último ano na escola e que uma longa jornada nos espera! Mas também estamos na expectativa de como vai mais um ano, os professores, a turma, os estágios e as festas, não poderíamos esquecer das festas que são sempre maravilhosas! Já começamos o ano com saudade por saber que teremos de deixar o colégio, mas esse sentimento também é maravilhoso o que nos resta é aproveitarmos das melhores formas possíveis!
Pois é, nesse teremos desafios diferentes, pois daremos nossas primeiras aulas práticas. Bate um nervoso, mas só em pensar na gratificação que é você ser avaliada por uma pessoa, vale a pena, e é preciso que passemos por isso para concluirmos mais uma etapa de nossas vidas e etapa pela qual vai fazer parte da nossa jornada!
A adaptação com as crianças é essencial para nós que pretendemos ser futuras educadoras, pois através deles percebemos o nosso motivo de estar fazendo esse curso, pois é muito bom ter o carinho desses anjos que as vezes dão trabalho mas que nós amamos de paixão e damos todo o carinho e atenção de que precisam, ou seja foi muito bom a nossa chegada nesse novo ano à escola, pois além de os professores nos receberem calorosamente, as crianças que (nós já conhecíamos porque demos estágio no ano passado) nos receberam muito bem e se mostraram alegres com a nossa presença, e não presente maior do que isso!
Esperamos concluir esse curso com as nossas decisões tomadas sobre o que seremos futuramente, e queremos que nossa caminhada esse ano seja brilhante, pois nós doamos de corpo e alma para que isso aconteça!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Que venham as aulas!



Chegou nossa hora!!!!!!!
Estávamos numa expectativa só, pois foi o dia da nossa primeira aula, uma experiência realmente inesquecível!
Cheias de dúvidas se iria dar certo ou não, se iria dar tempo ou não, se as crianças iriam gostar, se as professoras iriam gostar, qual seria as nossas notas, enfim! Nada que 45 minutos não resolvesse, pois é foi esse o nosso tempo de nos sentirmos professora!Fizemos o nosso papel, cada um com a sua turma, procuramos ajudarmos uma a outra, pois somos companheiras em tudo!
As aulas deram certo, ocorreram bem e as crianças gostaram, foi um momento maravilhoso pois podemos perceber que somos capazes. Não podemos nos esquecer que recebemos muitos incentivos das professoras, e o nosso resultado não poderia ser melhor!
Agradecemos tudo isso de coração à nossa coordenadora de estágio, Liliana Nogueira, pois sem ela isso não seria possível, em todos os momentos ao preparamos nossas aulas procuramos seguir os conhecimentos e ensinamentos que ela nos passou durante esses dois anos de curso e ficamos muitos felizes em gratas em sabermos que a toda momento podemos contar com essa pessoa que realmente será inesquecível nas nossas lembranças! Só temos a agradecer! Muito Obrigada!
By Vanessa e Josi.

Páscoa de Jesus!


A páscoa é uma passagem cristã que representa a passagem feita por Jesus da morte para a vida eterna e foi vivenciada na escola infantil com uma festa muito linda!
O 2° período, por exemplo, representou a luz de Jesus na celebração da páscoa, fizeram uma linda apresentação cantando lindamente a música faróis da esperança, e como a escola ensina todos os anos a serem solidários nessa festa da páscoa de Jesus as crianças doaram produtos de higiene para a casa irmão da solidariedade, esse foi um gesto muito lindo feito de coração e o mais importante é que eles se sentem felizes de estarem ajudando as pessoas que precisam, foi muito bom!
Já o 3° período participou representando o girassol, um dos símbolos da páscoa que nos inspira a voltarmos para Deus pai, nosso sol, fonte de vida e energia para a nossa vida!
E juntando todas as apresentações, resultou em uma festa magnífica, pela qual as crianças cantaram com o coração e fizeram a sua doação para aqueles que não tem o prazer de aproveitar esse tempo como eles, e todo esse capricho na festa aconteceu porque a coordenação e as professoras da escola infantil organizaram tudo com muito carinho e amor!
Parabéns!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Apresentação!
















Somos alunas do CENSA Campos/RJ, estamos concluindo o 3° ano do curso normal médio, chegando assim a reta final da nossa formação de professores.
A Educação é tema das mais acaloradas discussões na contemporaneidade, seja ligada a temas políticos, filosóficos, sociais e universitários. Tentar compreende-la requer um pouco de entendimento sobre seus "modelos" concebidos, bem como as idealizações que se tem a partir destes.
Chegamos um pouco indecisas e estamos saindo decididas! No nosso primeiro ano de curso inicialmente fizemos um fotolog e também registrávamos nossas práticas em um caderno que para nós era um diário de estágio. Damos estágios em turmas de Escola Infantil e Ensino Fundamental e neste ano estamos sendo avaliadas, através de nossas primeiras aulas. É uma sensação muito gratificante, pois podemos observar o quanto crescemos e ainda temos para aprender.
Estamos também fazendo a nossa monografia que tem como tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Escolhemos este tema porque ele é bastante discutido na sociedade e tem nos ajudado a conhecer um pouco esta história que é muito bonita, pois não há idade para se aprender.

Estar vivo é estar em conflito permanente, produzindo dúvidas, certezas questionáveis. Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano. Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem. Medo e coragem em ousar. Medo e coragem em romper com o velho. Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente. Medo e coragem em construir o novo. Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagenssão nossos desejos de vida e morte. Educar a
paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente, através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais, outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanenteda alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,da felicidade a que todos temos direito.Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação. (Madalena Freire)



Sabemos enfim,que apesar do medo o professor deve ter coragem para conquistar seus objetivos.
Convidamos vocês a conhecerem um pouco da nossa história e deixarem seus comentários.












By Josiele Motta e Vanessa Sanz