Somos alunas do CENSA Campos/RJ, estamos concluindo o 3° ano do curso normal médio, chegando assim a reta final da nossa formação de professores.
A Educação é tema das mais acaloradas discussões na contemporaneidade, seja ligada a temas políticos, filosóficos, sociais e universitários. Tentar compreende-la requer um pouco de entendimento sobre seus "modelos" concebidos, bem como as idealizações que se tem a partir destes.
Chegamos um pouco indecisas e estamos saindo decididas! No nosso primeiro ano de curso inicialmente fizemos um fotolog e também registrávamos nossas práticas em um caderno que para nós era um diário de estágio. Damos estágios em turmas de Escola Infantil e Ensino Fundamental e neste ano estamos sendo avaliadas, através de nossas primeiras aulas. É uma sensação muito gratificante, pois podemos observar o quanto crescemos e ainda temos para aprender.
Estamos também fazendo a nossa monografia que tem como tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Escolhemos este tema porque ele é bastante discutido na sociedade e tem nos ajudado a conhecer um pouco esta história que é muito bonita, pois não há idade para se aprender.
Estar vivo é estar em conflito permanente, produzindo dúvidas, certezas questionáveis. Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano. Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem. Medo e coragem em ousar. Medo e coragem em romper com o velho. Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente. Medo e coragem em construir o novo. Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagenssão nossos desejos de vida e morte. Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente, através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais, outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanenteda alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,da felicidade a que todos temos direito.Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação. (Madalena Freire)
Sabemos enfim,que apesar do medo o professor deve ter coragem para conquistar seus objetivos.
Convidamos vocês a conhecerem um pouco da nossa história e deixarem seus comentários.
A Educação é tema das mais acaloradas discussões na contemporaneidade, seja ligada a temas políticos, filosóficos, sociais e universitários. Tentar compreende-la requer um pouco de entendimento sobre seus "modelos" concebidos, bem como as idealizações que se tem a partir destes.
Chegamos um pouco indecisas e estamos saindo decididas! No nosso primeiro ano de curso inicialmente fizemos um fotolog e também registrávamos nossas práticas em um caderno que para nós era um diário de estágio. Damos estágios em turmas de Escola Infantil e Ensino Fundamental e neste ano estamos sendo avaliadas, através de nossas primeiras aulas. É uma sensação muito gratificante, pois podemos observar o quanto crescemos e ainda temos para aprender.
Estamos também fazendo a nossa monografia que tem como tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Escolhemos este tema porque ele é bastante discutido na sociedade e tem nos ajudado a conhecer um pouco esta história que é muito bonita, pois não há idade para se aprender.
Estar vivo é estar em conflito permanente, produzindo dúvidas, certezas questionáveis. Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano. Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem. Medo e coragem em ousar. Medo e coragem em romper com o velho. Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente. Medo e coragem em construir o novo. Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagenssão nossos desejos de vida e morte. Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente, através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais, outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanenteda alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,da felicidade a que todos temos direito.Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação. (Madalena Freire)
Sabemos enfim,que apesar do medo o professor deve ter coragem para conquistar seus objetivos.
Convidamos vocês a conhecerem um pouco da nossa história e deixarem seus comentários.
By Josiele Motta e Vanessa Sanz
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