sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um grande Educador.




Professor Reuven Feuerstein (nascido em 21 de Agosto de 1921 em Botosan, Romênia.
um psicólogo
judeu-israelense, criador da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), a teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (MLE), e o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). A idéia de que inteligência pode ser desenvolvida está associada ao trabalho do Professor Feuerstein.
Feuerstein desenvolveu uma versão básica do PEI para uso com crianças e adolescentes com dificuldades cognitivas profundas. Projetos através do estado do Alasca (EUA), Grã-Bretanha, Itália, Índia e Japão tem sido desenvolvidos, explorando a aplicabilidade de novos instrumentos com jovens com dificuldades diversas de aprendizagem.



•"O método capacita o professor a decifrar o que está acontecendo na cabeça da criança, se há impulsividade, ansiedade ou se o problema está na elaboração"Reuven Feuerstein, educador.
By Josiele Motta e Vanessa Sanz

terça-feira, 30 de setembro de 2008


É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

As eleições tem uma mportância muito grande em um país como o Brasil, além de representar um ato de cidadania, possibilita a escolha de representantes e governantes que fazem as leis.

É de suma importância votar concsiente, acompanhar os noticiários com atenção e critério, para saber as suas pretensões, não devemos nos deixar levar pelos outros que só pensam em fazer nossas cabeças é importante termos as nossas próprias opiniões sbre os candidatos pois estaremos depositanto o futuro de todos nas mãos deles.

O principal papel do eleitor é votar consciente para que os resultados sejam positivos, o voto numa democracia é uma conquista do povo e deve ser usado com critérios e resposabilidade, votar em qualquer um pode ter sérias consequências negativas no futuro, e sendo que depois é tarde para arrependimento.

Vamos mudar o país começand pela a nossa cidade, para que seja exemplo para os próximos que virão.

No dia 5 de Outubro vote concsiente pensando no futuro do Brasil.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Funções da avaliação.


Entendemos por funções da avaliação, estratégias que dão vida ao processo avaliativo, de forma a identificá-la como componente integrante da prática pedagógica. Sem elas a avaliação permaneceria no plano teórico como categoria pedagógica, necessitando de direcionamento para as ações prática.
Segundo Lino de Macedo, são seis as funções da avaliação escolar,sendo elas:



  • Selecionar;

  • Diagnosticar;

  • Antecipar;

  • Orientar;

  • Certificar; e

  • Regular.

SELECIONAR - É uma avaliação seletica, um desempenho conceitual e social.


DIAGNOSTICAR - É o resultado de uma causa provável.


ANTECIPAR - Formula coordenadas, orienta, regulariza.


ORIENTAR - Direciona, há uma intervenção ativa, o professor é um mediador, que trabalha com a intenção de obter bons resultados.


CERTIFICAR - Concluir, receber um certificado a partir de uma avaliação externa.


REGULAR - Corrigir, rever metas.


Sendo assim, sabemos que a avaliação tem de adequar-se à natureza da aprendizagem, levando em conta não só os resultados das tarefas realizadas, o produto, mas também o que ocorreu no caminho, o processo.

By Josiele Motta e Vanessa Sanz


A Política da Educação no contexto da Escola Infantil.


A compreensão das mudanças ocorridas no atendimento social e educacional, em instituições prestadoras de serviço a crianças de zero a seis anos de idade, é tema atual e desafiador para a instauração de um trabalho de qualidade social junto às crianças e famílias usuárias de creches e pré-escolas.
As significativas transformações, do ponto de vista legal, social e educacional, determinando novas diretrizes e parâmetros de atuação, suscitaram a necessidade de um reordenamento na estrutura funcional e organizacional dessas instituições, mas, principalmente naquelas voltadas para o atendimento de crianças vulnerabilizadas pela situação de pobreza, pois a sua abrangência, além da esfera da Assistência Social, alcançou a da Educação, tendo esta um papel primordial.
A inserção da Educação Infantil ao sistema regular de ensino definiu as instituições que atuam com essa faixa etária, como instituições educativas, sejam elas públicas, particulares com fins lucrativos ou particulares sem fins lucrativos. São responsáveis, junto com as famílias, pela promoção do desenvolvimento das crianças, ampliando suas experiências e conhecimentos, além de garantir-lhes a higiene e a saúde .
As creches e pré-escolas que sempre atuaram no âmbito da Assistência Social , ao assumirem prioritariamente o caráter educativo, continuam mantendo suas especificidades, mediante as características sociais e econômicas da população por elas atendidas e aos bairros onde estão localizadas. Porém, esse fato não as alija das diretrizes, objetivos e metas que emergem dessa nova visão, tendo em vista uma política de Educação Infantil que abrange a todas as crianças, independentemente de classe social. (
http://www.ssrevista.uel.br/c_v6n2_selma.htm)


Sendo assim, percebemos a cada dia o quanto as Escolas Infantis precisam de um maior apoio e assistência, pois as crianças são o futuro do nosso planeta.


By Josiele Motta e Vanessa Sanz

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O maior desafio.

Cada um de nós tem desafios diferentes. A vida é feita de desafios diários. Para quem não dispõe de movimentos nas pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, a cada manhã, é um desafio. Para quem sofreu um acidente e está re-aprendendo a andar, o desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação, e tentar mover um pé, depois o outro. Para quem perdeu a visão, o grande desafio é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tatear, a movimentar-se entre os obstáculos sem esbarrar. É aprender um novo alfabeto, é ler com os dedos, é adquirir nova independência de movimentos e ação. Para o analfabeto adulto, o maior desafio é dominar aqueles sinais que significam letras, que colocados uns ao lado dos outros formam palavras, que formam frases. É conseguir tomar o lápis e escrever o próprio nome, em letras de forma. É conseguir ler o letreiro do ônibus, identificando aquele que deverá utilizar para chegar ao seu lar. Cada qual, dentro de sua realidade, de sua vivência, apontará o que lhe constitui o maior desafio: dominar a técnica da pintura, da escultura, da música, da dança. Ser um ás no esporte. Ser o primeiro da classe. Passar no vestibular. Ser aprovado no concurso que lhe garantirá um emprego. Ser aceito pela sociedade. Ser amado. Para vencer um desafio é preciso ter disciplina, ser persistente, ser diplomático, saber perdoar-se e perdoar aos outros. É ser otimista quando os demais estão pessimistas. Ser realista quando os demais estão com os pensamentos na lua. É saber sonhar e ir em frente. É persistir, mesmo quando ninguém consiga nos imaginar como um prêmio Nobel de Química, um pai de família, um professor, prefeito ou programador. Acima de tudo, o maior desafio para deficientes, negros e brancos, japoneses e americanos, brasileiros e argentinos, para todo ser humano, é fazer. Fazer o que promete. Dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro. Ir em frente. Com que freqüência se escutam pessoas dizendo que vão fazer regime, que vão estudar mais, que vão fazer exercício todo dia, que vão ler mais, que vão assistir menos televisão, que vão... Falar, reclamar ou criticar são os passatempos mais populares do mundo, perdendo só, talvez, para o passatempo de culpar os outros pelo que lhe acontece. Então, o maior desafio é fazer. E não adianta você dizer que não deu certo o que pretendia porque é cego, ou porque é negro, ou porque é amarelo, ou porque você é brasileiro. Ou porque mora numa casa amarela. Ou porque não teve tempo. Aprenda com seus erros. Quando algo não der certo, você pode tentar de maneira diferente. Agora você já sabe que daquele jeito não dá. Você pode treinar mais. Você pode conseguir ajuda, pode estudar mais, pode se inspirar com sábios amigos. Ou com amigos dos seus amigos. Pode tentar novas idéias. Pode dividir seu objetivo em várias etapas e tentar uma de cada vez, em vez de tentar tudo de uma vez só. Você pode fazer o que quiser. Só não pode é sentir pena de si mesmo. Você não pode desistir de seus sonhos. ............................... Problemas são desafios. Dificuldades são testes de promoção espiritual. Insucesso é ocorrência perfeitamente natural, que acontece a toda e qualquer criatura. Indispensável manter o bom ânimo em qualquer lugar e posição. O pior que pode acontecer a alguém é se entregar ao desânimo, apagando a chama íntima da fé e caminhar em plena escuridão. Assim, confia em Deus, e, com coragem, prossegue de espírito tranqüilo.


"Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu."John Richardson Jr



(Equipe de Redação do Momento Espírita, a partir de carta assinada por Fernando Botelho e endereçada a um cego, de nome Juliano, residente em Curitiba, e do cap. 9 da obra Convites da Vida, psicografia de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Âgelis).




By Josiele Motta e Vanessa Sanz

sábado, 9 de agosto de 2008

"Um bom exemplo é o melhor sermão." B. Franklin

Coisas que aprendi com você...

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você pegar o primeiro desenho que fiz e prendê-lo na geladeira, e, imediatamente, tive vontade de fazer outros para você. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando comida a um gato de rua, e aprendi que é legal tratar bem os animais. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazer meu bolo favorito e aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais na nossa vida. Quando você pensava que eu não estava olhando, ouvi você fazendo uma oração, e aprendi que existe um Deus com quem eu posso sempre falar e em quem eu posso sempre confiar. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazer comida e levar para uma amiga que estava doente, e aprendi que todos nós temos que ajudar a tomar conta uns dos outros. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando seu tempo e seu dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas e aprendi que aqueles que têm alguma coisa devem ajudar quem nada tem. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu percebi você me dando um beijo de boa noite e me senti uma pessoa amada e segura. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você tomando conta da nossa casa e de todos nós, e aprendi que nós temos que cuidar com carinho daquilo que temos e das pessoas que gostamos. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi como você cumpria com todas as suas responsabilidades, mesmo quando não estava se sentindo bem, e aprendi que eu tinha que ser responsável quando crescesse. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você se desculpar com uma amiga, embora tivesse razão, e aprendi que às vezes vale a pena abrir mão de um ponto de vista para preservar a amizade e o bem-estar nos relacionamentos. Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi lágrimas nos seus olhos, e aprendi que, às vezes, acontecem coisas que nos machucam, mas que não tem nenhum problema a gente chorar. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu percebi você cuidando do vovô com carinho e atenção, e aprendi que devemos tratar bem e respeitar aqueles que nos cuidaram na infância. Quando você pensava que eu não estava olhando, foi que aprendi a maior parte das lições que precisava para ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse. Quando você pensava que eu não estava olhando, eu olhava para você e queria lhe dizer: "obrigado por todas as coisas que eu vi e aprendi quando você pensava que eu não estava olhando!" Pense nisso! Esta é uma mensagem portadora de grandes motivos de reflexão para todos os educadores que desejam atingir seus nobres objetivos no campo da educação. É uma mensagem importante porque nos faz pensar que nossos educandos estão nos olhando e memorizando mais o que fazemos do que o que dizemos. Nossos gestos e nossas ações produzem lições mais efetivas dos que muitas palavras vazias, jogadas ao vento. Pense nisso! E lembre-se sempre: alguém está observando e aprendendo algo com você, em todos os momentos.
(Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em texto de Mary Rita Schilke Korzan.)
By Josiele Motta e Vanessa Sanz

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Educação do século XXI


Com 5 anos, como você costumava ocupar suas tardes?
Bricando com os amiguinhos?
Na escola as meninas bricavam de elástico ou amarelhinha e os meninos jogavam futebol.
É claro que as crianças de hoje já não têm o mesmo comportamento da criançada da época dos nossos pais e avós.
Isso é uma mudança normal.O que peocupa psiocólogos, pedagogos e nós profissionais da Educação,
no entanto, é como os pequenos estão,
de forma tao precose assumindo responsabilidades e problemas.
Hoje no século XXI, é mais provável que uma criança de grandes cidades conheça mais um blog ou fotolog
do que uma vaca de verdade.
Que adulto nunca levou uma "lavada", viu uma criança explicar o quanto é simples acessar a Internet
ou tirar uma foto em uma dessas máquinas digitais.
Mais uma vez, o que questiona os profissionais especializados é que,
enquanto a criançada anda super "antenada" com isso,
parece que elas têm cada vez menos intimidade para realizar o que é imprescindível: brincar.
Na primeira infância - faixa que compreende os seis primeiros anos -,
a brincadeira é decisiva para os baixinhos desenvolverem seu raciocínio e criatividade,
seu desenvolvimento psicomotor, além de sua capacidade de conviver em grupo e respeitar o próximo.



By Josiele Motta e Vanessa Sanz